A Sociologia de Max Weber

30/07/2013 às 21:48



Pequena aula do Professor Rodolfo Neves para pré-vestibulandos sobre a concepção de Max Weber para Sociologia. Os bizus para não perder questões são:
  • A ciência social trabalha com noção de objetividade possível -- e não total;
  • Não existe uma linha evolutiva da sociedade -- como imagina o positivismo --, ela é um feixe inesgotável de fatos, devendo ser observada em casos isolados;
  • Uma ação social parte de um indivíduo para outro indivíduo -- com o fim específico, mesmo sem certeza do resultado (ex: aperto de mão);
  • Os valores e as práticas de um grupo podem ser reciprocamente aceitas, tornando a ação social em uma relação social (ex: missa);
  • O tipo ideal é o exagero da realidade, transformando um aspecto da sociedade em um recorde conceitual;
  • A Sociologia é não determinista, não devendo ser usada para explicar a realidade e sim o contrário;
  • A ciência estuda o que é, a política o que deveria ser;
  • Não existe um único modelo de dominação;
  • A significação cultural explica eventos a partir da realidade atual (ex: queda do Império Romano hoje é observado na perspectiva econômica).
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As 5 fases do Crescimento Organizacional

20/07/2013 às 23:24

Uma das mais complexas habilidades exigidas do administrador é a capacidade de adaptação aos diferentes tipos de organização. Teixeira (2010), no livro Fundamentos da Administração, cita o artigo "Evolução e Revolução no Crescimento Organizacional", de Greiner (1998). Publicado originalmente na Harvard Business Review, o autor apresenta cinco fases do crescimento, decorrentes do tamanho e da idade da organização.

Categoria Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase 4 Fase 5
Foco Fazer ou vender Eficiência das operações Expansão do mercado Consolidação da organização Solução de problemas e inovação
Estrutura organizacional Informal Centralizado e funcional Descentralizado e geográfica Linha e staff, grupo de produtos Equipes matriciais
Estilo da alta administração Individualista e empreendedora Diretivo Delegação Cão de guarda Participativo
Sistema de controle Resultados no mercado Padrões e centros de custo Relatórios e centros de lucro Planos e centros de investimento Fixação mútua de metas
Recompensa enfatizada Propriedades Aumentos satisfatórios e méritos Bônus individuais Participação nos lucros e opções acionárias Bônus para a equipe

Empresas crescem paulatinamente e não em saltos. E esse é o ponto ponto chave na vida organizacional. Para o administrador, o autor afirma que a manutenção de hábitos incompatíveis com o porte restringe a evolução dos negócios. "O crescimento fará com que o dirigente enfrente situações novas: maior complexidade administrativa, maior número de contatos (tanto internos como externos), ciclos temporais maiores, exigindo que ele mude sua forma de atuar."

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