A Sociedade do Café Filosófico, uma breve história da ciência

06/05/2013 às 12:29



Humanos e dinossauros habitaram a Terra ao mesmo tempo? Qual a proporção da Terra é coberta pela água? Com perguntas simples como essas, um estudo apontou que apenas 1/3 dos americanos tem conhecimento básico sobre ciência. É algo realmente inacreditável, especialmente agora em que comemoramos o triunfo do conhecimento científico.

Em sua palestra à TED ocorrida em junho de 2012, a historiadora Laura Snyder falou sobre isso através da Sociedade do Café Filosófico. O grupo, que cunhou o termo "cientista", era formado por: Charles Babbage (inventou a calculadora mecânica e o primeiro protótipo do computador moderno), John Herschel (mapeou as estrelas do hemisfério sul), Richard Jones (economista que influenciou Karl Marx) e William Wheell (influenciou o mundo com a pesquisa sobre marés).

Eles conseguiram quatro grandes revoluções:
  • Propagação do método indutivo em todas as ciências, tendo influenciado Charles Darwin;
  • Popularização da ciência com os não-cientistas;
  • Criação de novas instituições científicas, com pesquisadores atuantes e abertura para participação das mulheres;
  • Financiamento externo para ciência.

E lá se foram 180 anos... Hoje temos Twitter e Facebook para nos distrair. Laura Snyder alerta que sem eles poderíamos ser muito mais produtivos. Cita como exemplo John Herschel, que em seu tempo livre coinventou a fotografia. E você, inventou o quê?

Leia mais:

Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentário(s) :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...