O clássico encontro entre Steve Jobs e Bill Gates

05/12/2011 às 23:39

Nesse sábado o canal Globo News reviveu o grande encontro entre Steve Jobs e Bill Gates na "All Things Digital Conference", em 2007. A clássica entrevista conduzida por Walt Mossberg e Kara Swisher, traduz bem as diferentes formas de enxergar a computação segundo Apple e Microsoft. De quebra, Pedro Dória, editor executivo do jornal O Globo, intercala os principais trechos contextualizando o expectador e ressaltando alguns detalhes.







Update (06/12/11 às 12h21): Todo mundo adora criticar o Bill Gates, mas veja o que ele disse na terceira parte da entrevista:
"Acho que nos próximos 5 anos teremos um aparelho de tela grande, portátil, com cada vez mais utilidade. Eu acredito que será na forma de um tablet. Acho que usaremos voz. E você vai ter um aparelho que caberá no seu bolso, com todas as funções que ele deve apresentar: computador de navegação, mídia, telefone..."
Apenas dois anos e meio depois a Apple lançou o iPad, o tablet descrito por Bill Gates. E hoje usamos o controle por voz no iPhone 4S.

Em outro trecho, Bill Gates dizia que o futuro da computação passaria pelo 3D posicional, que hoje conhecemos como Kinect do console Xbox 360. Com uso de câmeras e sensores de presença, envolvendo o usuário em games, reuniões ou videoconferências.

Steve Jobs rechaçou, dizendo:
"Os usuários não querem dirigir com um joystick. Eles gostam do volante."
O sucesso do Kinect nos games e o potencial uso da tecnologia em diversas esferas provam que Steve Jobs estava errado.

Fora isso, a lição que fica é que não existe um jeito certo de fazer computação. Hardware e software integrados são legais, funcionam bem. Mas também é divertido explorar outras combinações. Acho que é disso que surgem as inovações.


Leia mais:

Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentário(s) :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...