Marketing Viral no mundo dos blogs

18/09/2005 às 17:26

Seth Godin foi vice-presidente de Marketing Direto da Yahoo!. Godin é considerado o pai do Marketing de Permissão. Segundo ele, não se invade mais a privacidade de um cliente sem sua autorização e, em troca, esse cliente permite espontaneamente que a empresa avance na relação entre ambos. No seu livro Marketing de Permissão, ele descreve cinco níveis de permissão:

1) Intravenoso: É o nível mais alto de permissão dada pelo cliente;
2) Por pontos: O consumidor ganhar prêmios para se relacionar;
3) Relacionamento pessoal: Busca pela relação mais rentável através de almoços e muita comunicação oral;
4) Confiança na marca: Sua criação é extremamente cara, exige muito tempo, é difícil de medir e controlar; e
5) Circunstancial: Ocorre quando um consumidor chama um número 0800 ou pára para pedir orientação ou consultar um funcionário. Os comissários de bordo, por exemplo, podem convencer os passageiros a inscrever-se num programa de milhagem, aproveitando os breves momentos em que utilizam o interfone.

Na contramão do marketing tradicional, Seth Godin defende que "a informação pode se espalhar de forma mais eficiente de cliente para cliente, e não de empresa para cliente". No livro Marketing Idéia Vírus, um modelo bem parecido com o antigo Marketing Boca-a-Boca. Em artigo para revista HSM Management, ele diz que o boca-a-boca tem sido utilizado por muito tempo, mas trata-se apenas de um parente distante da idéia-vírus. Marketing Idéia Vírus é um modelo profissional difuso, adotada como estratégia de diferenciação em mercados voláteis, como a Internet.

Godin é visto como um dos maiores inovadores de sua geração. "Quando Seth Godin espirra, cuidado! Ele está sempre nos desafiando a pensar pelo menos tão rápido quanto o mundo está mudando", acredita Steve Riggio, vice-presidente da Barnes & Noble.com.

A nova rebeldia de Seth Godin é publicar o e-Book Viral Blogs gratuitamente na internet. Ele revela o que os blogs estão mudando a maneira de pensar dessa geração. O autor ensina que um blog pode ter um grande impacto na carreira de um profissional, numa empresa ou mesmo na construção de novas idéias.

Clique aqui para baixar o livro! O arquivo está em formato Adobe Acrobat PDF 6.0.

Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentário(s) :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...